Simples cálculos…

Depois da minha última publicação em relação aos dias de folga… ficou-me a “roer” o bichinho da imaginação e das possibilidades não exploradas.

Não tenho nenhum negócio, empresa ou industria mas se os tivesse, estaria agora a equacionar a seguinte ideia: A semana das 30 horas de trabalho com aumento de produção e rentabilidade! 

Profissionais gastam em média 30 horas por semana checando e-mails

Será mesmo uma utopia irrealizável? Vejamos de uma maneira muito simplista aquilo que poderia acontecer num universo imaginário de por exemplo 10 colaboradores. Esses mesmos 10 colaboradores actualmente fazem um total de 400 horas semanais a um ritmo de 8 horas diárias de 2ª a 6ªfeira a um suposto custo per capita de €10/hora e nas quais produzem 500 unidades/dia a um ritmo de 6,25 unidades hora e um custo de €1,60 por unidade. Até aqui tudo claro quanto à realidade actual.

Mas imaginemos que decido de acordo com os meus colaboradores, reduzir o horário de trabalho em 2 horas para as 6 horas diárias com a implementação de um segundo turno e aumentando a capacidade de produção das actuais 8 horas para as consequentes 12 horas dos tais 2 turnos diários. Estamos a falar de um aumento de produção de mais 4 horas por dia e uma subida de 500 para 750 unidades permanecendo o seu custo nos mesmos €1,60 por unidade.

10 desafios que parecem complicados, mas são bem simples

Passo seguinte… actualmente o meu custo de pessoal e segundo os números actuais orça em €800/dia que, com a redução das horas semanais de 8 para 6 horas/dia e a introdução de um 2º turno implicaria um custo de €1200/dia mas não alterando o custo de produção por unidade que se manteria nos €1,60 sem falar no aumento de produção de 50% sem aumento de custos reais.

Continuam a seguir o meu raciocínio? Agora vamos à parte interessante e imaginemos que cada unidade produzida me garante um lucro de 50% ou seja €0,80/unidade. Se as 500 unidades me proporcionavam um rendimento de €400,00/dia, as 750 unidades dos dois turnos a 6 horas iam proporcionar-me um rendimento de €600,00/dia sem alterar o custo por unidade.

5 estratégias de marketing para aumentar os lucros da sua empresa ...

Já nem vou falar na real e plausível possibilidade de com unicamente 6 horas de trabalho por colaborador se poder incrementar o ritmo produtivo por exemplo em somente 10% e com isso reduzir o respectivo custo de produção por unidade e com isso naturalmente aumentar a respectiva margem de lucro! Não são contas surreais… são os números que o corroboram! Esta seria a vantagem primordial no conjunto de vantagens apresentadas acima!

Eu, como colaborador iria certamente aceitar a redução da carga horária e respectiva redução de vencimento em troca de mais qualidade de vida, de mais família e mais tempo de descanso mas… sou só eu a pensar e cada um é um individuo diferente e com prioridades diferentes. Limitei-me a fazer contas mas… como disse no início não sou nem é a minha meta ou objectivo ser empresário, principalmente com esta idade, fica aqui a meu ver, simplesmente a ideia de uma sociedade industrial diferente a proporcionar mais qualidade de vida sem descurar as rentabilidades, objectivo e finalidade de todas as actividades profissionais!

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, relva, criança, sapatos, ar livre e natureza

Por último e não menos importante, estaria a tirar mais 10 pessoas de um desemprego desmotivador e a aliviar o estado das suas obrigações sociais proporcionando-lhe a possibilidade real de me apoiar mais na minha figura e função de empregador…

Estarei errado? Os verdadeiros economistas e pensadores entendidos que façam o favor de se pronunciarem se quiserem!

 

Beijocas & Abraços a todas e a todos!

Deixe um comentário